sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Os sonhos de hoje nasceram antes de mim

Lá no tempo em que ainda era menino, menininho, pensava que o mundo ia até a esquina seguinte de onde eu morava. Tudo teria que acontecer ali, na minha Porto Alegre. Era o maior dos mundos que eu conhecia. Não poderia haver lugar maior nem mais bonito. O meu bairro era o melhor dentre todos que já ouvira falar. Coisas de criança descobrindo que existe a sua volta, vidas que nem suspeitava.
Mas como era de se esperar, cresci. E comigo cresceram a visão do mundo, de país, de continentes. Não apenas no aprendizado escolar. Nas manchetes dos jornais, noticiários das rádios. Não havia televisão e, mesmo se houvesse, em minha casa não teríamos acesso. Seria coisa de rico. E nós estávamos no extremo oposto a essa classe.

Minha Porto Alegre de eu ser criança...
Em tuas ruas acalentei meus sonhos,
Por tuas calçadas deixei minha infância.
Nas águas do Guaíba naveguei esperanças
Que na vida jamais aportei.
Em busca de aventuras, um dia te deixei.
Para trás foram ficando tuas ruas, tuas calçadas,
Os amores e ilusões que comigo cresceram.
Queria agora te ver com os olhos da volta,
Coração de saudade de quem tarde retorna
Às raízes profundas encravadas na alma.


Um comentário:

luci disse...

A vida terrena é apenas uma das dimensões onde nosso espírito aporta. E este espírito tem o poder de navegar no tempo e chegar a lugares onde gostariamos de estar. Nosso pensamento pode voar e se interligar aos de outras pessoas sem precisar voltar apenas ao tempo de criança. Ainda podes voltar e ver este mesmo Guaiba com um outro olhar, hoje calejado, caminhar por estas mesmas ruas com um andar cansado de quem hoje já tem os seus cabelos brancos refletidos nos nossos que estão iguais aos teus !!
Maria Helena e Luci

Seguidores